quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Obesidade e tabagismo estão entre os principais fatores de risco para uma cirurgia de coluna



Dois problemas que atingem a população: obesidade e tabagismo. De acordo com o Ministério da Saúde, 48,5% dos brasileiros estão acima do peso. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. Com isso, as chances de problemas, como doenças cardíacas, diabetes, sedentarismo, entre outras, sejam desenvolvidas devido aos dois casos.
Além dos casos citados, outro agravante também entra em pauta. A obesidade e tabagismo estão entre os principais fatores de risco para uma cirurgia de coluna? Qual seria a melhor alternativa para não fazer a cirurgia?

Segundo o Doutor 
Fernando Schmidt, médico neurocirurgião com especialidade pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Neurocirurgia na Alemanha, uma opção é o tratamento com a máquina de descompressão da SpineMED.
“Alguns pacientes que têm esses problemas e querem fazer a cirurgia de coluna, são recomendados a fazer uma dieta para estar em um peso ideal e recomendado para a cirurgia, além de parar de fumar também. Portanto, indicamos que, antes de recorrer à cirurgia, o paciente conheça a SpineMED e a máquina de descompressão que possui uma tecnologia extremamente segura e que pode auxiliar na melhora dos sintomas, além de adiar a cirurgia por tempo hábil até que o paciente esteja liberado para passar pelo processo cirúrgico”, explica.
No entanto, se a cirurgia da coluna for indispensável mesmo após o tratamento, o especialista alerta quais são os fatores de risco. 
“Em obesos, por exemplo, quanto maior o grau da obesidade, maior é o risco, pois envolve o sistema respiratório e cardiovascular. A entubação em uma pessoa obesa também é complicada e o risco de uma infecção é maior. Já para fumantes, além de todo o processo respiratório, igualmente para os obesos, a cicatrização é mais demorada. Outro fator é que a nicotina atrapalha na oxigenação do sangue e impede que haja a circulação do oxigênio. Com isso, as chances de infecção são grandes”, finaliza.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Saiba quais são os alimentos que ajudam a prevenir as dores nas costas



Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros sofrem de dores nas costas. Porém, o que muita gente não sabe, é que pode-se amenizar estes sintomas através da introdução de alguns alimentos na dieta do dia a dia.
Os alimentos funcionais são aqueles que ao serem consumidos, além das suas funções nutricionais, produzem alguns efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo. Estudos realizados na Universidade da Califórnia – EUA afirmam que o consumo regular destes alimentos, exerce efeito positivo em relação ao alívio de dores inflamatórias.

Saiba quais são esses alimentos:
Salmão: Rico em ômega-3, ele ajuda a reduzir dores e inflamações;

Azeite de oliva: Reduz inflamação dolorosa das articulações, de acordo com Hyon Choi, professor de medicina na Boston University School od Medicine.
Cúrcuma: Tempero rico em curcumina, um ingrediente responsável pela propriedades anti-inflamatórias;

Cebola: Esse alimento contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo. Um estudo aponta que a quercetina, um composto encontrado na cebola, é o responsável por esse efeito;

Alho: O alho possui fitoquímicos, que foram mostrados em estudos com camundongos e ratos, como agentes anti-inflamatórios semelhantes ao ibuprofeno;

Framboesas, morangos e amoras: Essas frutas contêm fitoquímicos, conhecidos como antocianinas, que possuem efeito anti-inflamatório, além de exercer efeito protetor de todas as cartilagens;

Abacate: O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo através de um composto chamado  beta-sitosterol;

Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs e outras frutas secas: Ajudam a diminuir dores musculares. As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, aliviam as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atuam na regulação da pressão arterial;

Gengibre: É um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças que ajudam a reduzir a dor articular, é também anticoagulante e antioxidante.

*Informações fornecidas pela nutricionista Kathy Ortiz

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Nervo ciático



Hoje, falaremos um pouco sobre o nervo ciático, que vai da lombar até os pés e é considerado o maior do corpo humano. Ele é responsável por todos os movimentos dos membros inferiores. Quando inflamado ou devido a alguma lesão, essa dor é considerada como uma das piores dores para se sentir.
Uma das causas mais comuns são fraturas, lesões, hérnia de disco, exercícios pesados, infecções, além dos fatores de risco, como, por exemplo, a idade, e obesidade que podem trazer essa dor.
Existem alguns métodos para a prevenção. Confira:
– Praticar exercícios regularmente;
– Boa postura;
– Procure sempre se alongar e não ficar na mesma posição;
– Evitar uma grande pressão no quadril;
– Ao pegar alguma sacola ou outra coisa que esteja no chão, flexione sempre os joelhos.
Crédito da imagem: Divulgação

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

SpineMED em prol do Novembro Azul



Novembro chegou e a premissa do mês é a campanha “Novembro Azul” que visa orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e a fazer o exame de toque e da dosagem sanguínea para prevenção do câncer de próstata. Hoje ela é a maior campanha de combate à doença do Brasil.
Segundo pesquisas, por ano são diagnosticados 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, e se descoberta precocemente a doença tem 90% de chances de cura. Dados revelam também que cerca de 13 mil mortes por ano são causadas devido à falta de diagnóstico, cerca de uma morte a cada 40 minutos. 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 51% dos homens nunca consultaram um profissional. Contudo, médicos recomendam que o primeiro exame de diagnóstico seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.
A SpineMED apoia essa causa! Ajude a mudar essa estatística compartilhando a informação de que cuidar da saúde também é coisa de homem!
Para maiores informações acesse o site: www.novembroazul.com.br.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial